quarta-feira, 11 de setembro de 2013

PROJETO ANJO DA GUARDA 2013 - ESCOLA CLASSE 04 DE PLANALTINA

CRIAR JOGOS  EM SALA .


                            Dominó do Alfabeto 




Jogo da Memória feito pelo aluno. utilizando encartes. Projeto Encartes 
                                               GRADE PARA CONFECÇÃO DO DOMINÓ

                                             GRADE PARA CONFECÇÃO DO JOGO DA MEMÓRIA

                                                 Depois que jogamos levamos nosso jogo para casa.
https://www.facebook.com/media/set/?set=a.514400131984216.1073741835.168759056548327&type=1





quarta-feira, 28 de agosto de 2013

JOGOS EDUCATIVOS - APRENDIZAGEM CRIATIVA


     “O jogo é para a criança um fim em si mesmo, ele deve ser para nós um meio de educar, de onde seu nome jogo educativo que toma cada vez mais lugar na linguagem da pedagogia maternal” (Girard, 1908, p 199).




          É preciso tentar buscar novos horizontes, buscar a coragem dos educandos para dentro da sala de aula. E que a criança possa se sentir querida e privilegiada. O lúdico é uma excelente alternativa.
        Para desenvolver atividades educativas, os professores devem mergulhar no universo das crianças e descobrir o que elas realmente gostam fazer.       


  A brincadeira tem se revelado um dos melhores veículos no processo de uma aprendizagem criativa, isso porque os pequenos se sentem familiarizados a diversão e não se desgastam com a velha teoria da “obrigação de saber. Com os jogos educativos na escola, as crianças adquirem conhecimentos brincando e nem percebem essa evolução. 


A criança através do jogo obtém prazer e realiza um esforço espontâneo
e voluntário para atingir o objetivo do jogo.

 anaclaudiasar@gmail.com


terça-feira, 27 de agosto de 2013

NO JOGO EU APRENDO:

                Criado em 2005, a partir do Projeto Encartes, pela Professora 
Ana Cláudia da Sala de Recursos Forma de Olhar da Escola Classe 04 de Planaltina DF.

   IDADE: 3 anos aos 93 anos

 
DESCRIÇÃO:  Um tabuleiro com números  de 1 a 100, podendo ser feito com números de calendários. Cada número em vermelho, denominado casa na trilha, tem que realizar uma atividade ou missão. Essa missão pode ser variada e criada com a própria turma.

        SUGESTÕES: Para colocar nos bolsinhos: É possível utilizar em todas as disciplinas. Complete a letra; auto-ditado; revisão de provas; ciências; inglês; situações- problemas encartes; o que, o que é?; Soletrando e outras idéias que dependerá da necessidade e criatividade do professor.

PARTICIPANTES:  De 2 a 5 jogadores, utilizar um dado comum e seus marcadores. Iniciar o jogo tirando zerinho ou um, ou quem tirar maior número no dado. Dependerá o grupo escolher essas regras básicas.
    Vence quem chegar primeiro.

        VARIAÇÕES:     NO JOGO EU APRENDO pode ser também um jogo cooperativo se jogado com a turma toda. Cada fila da sala representa uma cor do marcador.  Os alunos daquela fila ou grupo vão revezando a ida ao tabuleiro exposto na frente e ajudados pelos colegas do grupo ao responder. 
Beijos!Professora Ana Cláudia

   http://www.saladerecursosformadeolhar.blogspot.com.br/        anaclaudiasar@gmail.com



terça-feira, 30 de julho de 2013

MENSAGEM PARA O DIA DOS PAIS


Boletim escolar.
Era quarta-feira, 8:00 hs. Cheguei a tempo na escola do meu filho –“Não se esqueçam de vir à reunião de amanhã, é obrigatória” – Foi o que a professora tinha dito o dia anterior.
-“Que é o que essa professora pensa! Acha que podemos dispor facilmente do tempo que ela diz? Se ela soubesse quanto era importante a reunião que eu tinha as 8:30!” Dela dependia uma boa negociação e... tive que cancela-la!
Lá estávamos nós, mães e pais, e a professora começou a tempo, agradeceu nossa presença e começo a falar. Não lembro que ela diz, minha mente estava pensando em como ia resolver esse negocio tão importante, já imaginava comprando aquela televisão nova com o dinheiro.
“João Rodrigues!” – escute desde longe – “Não está o pai de João?” – diz a professora.
“Sim, eu estou aqui” – contestei indo para receber o boletim escolar do meu filho.
Voltei pro meu lugar e olhe. –“Para isso foi que eu vim? Que é isso?” O boletim estava cheio de seis e setes. Guardei rapidamente, para que ninguém veja como tinha se saído meu filho.
De volta pra casa ia aumentando ainda mais minha raiva, cada vez que pensava:
“Mas, se eu dou tudo pra ele, não tem faltando nada! Agora ele vai ver!” Cheguei, entrei a casa, fechei a porta de uma batida e gritei: “Vem pra aca João!”
João estava no quintal, correu para abraçar-me. –“Papai!” – “Nada de papai!” o afastei de mim, tirei o meu cinturão e não lembro quantas vezes bati ao mesmo tempo em que falava o que pensava dele. – “Agora vai pro teu quarto!”
João foi chorando, sua face estava vermelha e a sua boca tremia.
Minha esposa não falou nada, só mexeu a cabeça num gesto de negação e entrou na cozinha.
Quando fui para cama, já mais tranquilo, minha esposa me entregou o boletim do João, que tinha ficado dentro do meu casaco, e diz:
- “Leia devagar e depois pense numa decisão...”

Bem no começo estava escrito: BOLETIM DO PAPAI.

Pelo tempo que teu pai dedica para uma conversa contigo antes de dormir: 6
Pelo tempo que teu pai dedica para brincar contigo: 6
Pelo tempo que teu pai dedica para te ajuda com as tarefas: 6
Pelo tempo que teu pai dedica par te levar de passeio com a família: 7
Pelo tempo que teu pai dedica para te ler um livro antes de dormir: 6
Pelo tempo que teu pai dedica para te abraçar e te beijar: 6
Pelo tempo que teu pai dedica para assistir televisão contigo: 7
Pelo tempo que teu pai dedica para escutar tuas dúvidas ou problemas: 6
Pelo tempo que teu pai dedica para te ensinar coisas: 7

Média: 6,22

As crianças tinham qualificado aos pais. O meu deu para mim 6 e 7 (sinceramente eu tinha merecido 5 ou menos) Me levantei e corri para o quarto dele, o abracei e chorei. Teria gostado voltar no tempo... mas isso não é possível. João abriu os olhos, ainda com os olhos inchados pelas lágrimas, sorrio, me abraçou e disse: - “Eu te amo papai!” Fechou os olhos e dormiu.
Acordemos pais! Aprendamos a dar o valor certo a aquilo que é mais importante em relação aos nossos filhos, já que disso depende o sucesso ou fracasso na suas vidas.
Já pensou qual seria a 'nota' que seu filho daria para você hoje?

Autor desconhecido.