quarta-feira, 25 de maio de 2016

PROJETO DOBRADURAS - 2016

       BRINCANDO COM DOBRADURAS,CONTANDO HISTÓRIAS , JOGANDO, 
                                       RIMANDO E CRIANDO ARTES DIVERSAS.


                     PROFESSORA: ANA CLÁUDIA DE OLIVEIRA SARDINHA - 
                                                         SALA DE RECURSOS FORMA DE OLHAR- E.C 04                                                                                





    OBJETIVO:  CONTANDO HISTÓRIAS ,JOGANDO, RIMANDO E BRINCANDO COM DOBRADURAS, ajudará a integrar, oportunizando o fazer compartilhado e articulado, transpondo a ideia de dobrar pelo simples fato de dobrar. A dobradura auxilia as crianças a desenvolver inúmeras habilidades, pois está aliada à música , aos contos e fábulas , aos jogos e brincadeiras , ao folclore e, é claro á valorização de cada ser humano.

      A arte é um grande e agradável passatempo. O origami além de proporcionar momentos de grande prazer, pode também auxiliar na educação das crianças, pois desenvolve a coordenação motora e habilidades matemáticas, principalmente a geometria, produção de textos, etc.
     A variedade de peças permite que qualquer pessoa, crianças e adultos, se encantem com a técnica de dobrar papéis e ver uma figura surgir.

    JUSTIFICATIVA

  Este projeto será trabalhado e pesquisado com os alunos  do AEE ( ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO) e PROJETO ANJO DA GUARDA DA ESCOLA CLASSE 04 COM A PARTICIPAÇÃO DE DEMAIS TURMAS DA ESCOLA, pois os mesmos demonstram curiosidade e interesse pela técnica de dobrar papéis (ORIGAMI).
Durante aplicação do Projeto espero que possa contribuir  para o desenvolvimento da educação, visto que educar é estimular, desenvolver e orientar aptidões do individuo, tornando-o  participativo , crítico, ético  e construtor do seu próprio conhecimento.

    OBJETIVO GERAL

  Oferecer um alicerce para a alfabetização e o letramento, multiplicando uma experiência que tem sido um sucesso durante muitos anos na alfabetização  de crianças no ano inicial . Possibilitar aos alunos o conhecimento de como e quando surgiu a técnica do origami e qual a sua importância para o povo oriental. E através desse conhecimento, apresentar painéis com dobraduras. Desenvolvendo a criatividade e a coordenação viso-motor. Contribuir para que o professor enriqueça o seu trabalho com a inclusão, transformando os momentos da construção da aprendizagem e interação em momentos que despertam o interesse para os novos desafios e conquistas, favorecendo o crescimento pessoal e social, a alfabetização e o letramento.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  •   Aprender a fazer brinquedos, animais, plantas de origami;
  • Trabalhar com figuras geométricas:
  •    Conhecer e reconhecer  figuras geométricas , no seu cotidiano;
  • Conhecer a história do origami;
  • Desenvolver o gosto pelo fazer artístico;
  • Trabalhar o exercício da construção da “ajuda”, das regras, de como lidar com o ganhar e a eventual frustração da perda e a psicomotricidade ;
  • Desenvolver a memória , o potencial artístico , a compreensão do conceito par e impar ;
  •    Oportunizar o fazer compartilhado , visando a possibilidade de vencer desafios , ensinando aos alunos o respeito mutuo e a observação das orientações a serem seguidas;
  •   Contribuir para que o professor enriqueça o seu trabalho com a inclusão;
FOTOS SERÃO COLOCADAS DURANTE O PROJETO, COM VARIAÇÃO E APLICAÇÃO DO PROJETO.
                                                                  Obrigada! Ana Cláudia

SEGUE ALGUMAS SUGESTÕES DA NET:











Nenhum comentário:

Postar um comentário