SALA DE RECURSOS FORMA DE OLHAR- Professora Ana Cláudia

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Paulo Freire

sábado, 5 de outubro de 2013

O jogo pode ser um veículo para o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos

 "No espaço escolar, o jogo pode ser um veículo para o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos. O professor das fases iniciais pode – e deve -permitir a brincadeira. Entretanto, mais importante que isso é definir os objetivos que se deseja alcançar, para que este momento seja, de fato, significativo. “Ensinar a brincar”, de forma a mediar ações na zona de desenvolvimento proximal é uma forma de promover o crescimento de seu aluno."


















Postado por Ana Cláudia às 05:22
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: AEE, desenvolvimento social, emocional, encartes, intelectual, jogo, SALA DE RECURSOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

PROJETO ROMERO BRITO

PROJETO ROMERO BRITO

NOSSAS FOTOS E ATIVIDADES

  • PROJETO ROMERO BRITO
  • SALA DE RECURSOS FORMA DE OLHAR 2013
  • UM NATAL NA FAMÍLIA DOS RATINHOS
  • SALA DE RECURSOS FORMA DE OLHAR 2012
  • SALA DE RECURSOS FORMA DE OLHAR 2011
  • SALA DE RECURSOS FORMA DE OLHAR 2010
  • SALA DE RECURSOS FORMA DE OLHAR 2009
  • SALA DE RECURSOS FORMA DE OLHAR 2008
  • SALA DE RECURSOS FORMA DE OLHAR 2007
  • SALA DE RECURSOS FORMA DE OLHAR 2005
  • PRODUÇÃO DE TEXTO
  • LIVROS DE INCLUSÃO
  • CIRCUITO DE CIÊNCIAS
  • PROJETO PLANTAS MEDICINAIS
  • PROJETO MESINHAS
  • PROJETO DEDOCHES
  • PROJETO ANIMAIS
  • PROJETO RETALHOS
  • PROJETO ENCARTES
  • PROJETO BRINCAR COM SUCATAS
  • A DISCUSSÃO DOS TALHERES
  • OFICINA PROJETO ENCARTES - PROFESSORES AEE
  • OFICINA- PROJETO ENCARTES - RAJADINHA
  • OFICINA PROJETO ENCARTES -FORMOSA GO
  • SEMANA DE EXTENSÃO UNB- MATEMÁTICA
  • JOGOS PEDAGÓGICOS DIVERSOS -PROFESSORA ANA CLÁUDIA
  • ESCOLA CLASSE 04 DE PLANALTINA - 2011
  • ESCOLA CLASSE 04 DE PLANALTINA - 2009
  • II CIRCUITO DE CIÊNCIAS
  • ATIVIDADES EDUCAÇÃO INFANTIL

Face Sala de Recursos

  • https://www.facebook.com/pages/Sala-de-Recursos-Forma-de-Olhar-Professora-Ana-Cl%C3%A1udia/168759056548327

MATEMÁTICA

MATEMÁTICA

BILBOQUÊ

BILBOQUÊ

MEUS CONTATOS

Nome

E-mail *

Mensagem *

APARAS DOS JOGOS DO PNAIC

APARAS DOS JOGOS DO PNAIC
jogos de sucata para alfabetização

ENCARTES

ENCARTES

TRILHA DOMINÓ - ANIMAIS

TRILHA  DOMINÓ - ANIMAIS
ANIMAIS

ANIMAIS

ANIMAIS

Inscrever-se

Postagens
Atom
Postagens
Comentários
Atom
Comentários

COMPUTER

COMPUTER
ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

É PRECISO ACREDITAR NA:

É PRECISO ACREDITAR NA:

ORIENTAÇÕES AOS PROFESSORES COM ALUNOS ESPECIAIS DA SALA DE AULA COMUM:


Quanto ao cognitivo:
• Desenvolver atividades que possibilitem a livre expressão do aluno, participação oral durante as aulas;
• Relatos dos fatos ocorridos em seu ambiente escolar e familiar;
• Trabalhar com temas que estão relacionados à sua vivência;
• Jogos diversificados conforme a necessidade do aluno;

Quanto à aprendizagem:
• Promover a participação do aluno nos trabalhos em grupo e nas discussões durante as aulas;
• Criar diferentes estratégias de ensino para que o aluno compreenda os temas estudados;
• Utilizar recursos concretos, sonoros e visuais para melhorar a capacidade de concentração e desenvolver as habilidades e potencialidades do aluno.
• Uso de diferentes formas de registro para apreensão dos conceitos e avaliação diferenciada do processo de aprendizagem;
• Propiciar atividades contextualizadas que tenha significado para o aluno, confrontando-se com as suas experiências cotidianas.
• Posicionar o aluno na primeira fila na sala de aula.
• Ofertar um tempo extra para desenvolver as atividades, geralmente necessitando de intervenções constantes.
• Diversificar as situações de aprendizagem, adaptando-as às especificidades dos alunos, é uma forma de responder ao problema didático da heterogeneidade das aprendizagens, que muitas vezes é rotulada como dificuldade de aprendizagem. Deve-se refletir sobre os percursos educativos, às diferentes características, às possibilidades, podendo assim abranger todos os alunos.
• Evitar que os objetivos educativos sejam inatingíveis, mas que favoreça ao máximo o desenvolvimento das suas potencialidades.
• Disponibilizar um tempo para o atendimento individual deste aluno, enquanto os demais realizam outras atividades para este melhor acompanhar a atividade proposta pela professora.

NOSSA CRUZADINHA 2013

NOSSA CRUZADINHA 2013
CRUZADINHA DOS NOMES

FAMÍLIA PRESENTE

FAMÍLIA PRESENTE

DESEJAMOS QUE VOCÊ:

DESEJAMOS QUE VOCÊ:

ADAPTAÇÃO CURRICULAR

ADAPTAÇÃO CURRICULAR

BRINQUEDOS EDUCATIVOS

BRINQUEDOS EDUCATIVOS

INCLUSÃO

INCLUSÃO

NOSSOS SEGUIDORES

Marcadores

  • adição (1)
  • AEE (2)
  • ARRAIÁ (1)
  • CAVALOS (1)
  • CEGOS (1)
  • CONTOS DE FADAS (1)
  • desenvolvimento social (1)
  • Dominó do Alfabeto (1)
  • emocional (1)
  • encartes (2)
  • ESCOLA CLASSE 04 DE PLANALTINA (4)
  • FILTROS (2)
  • HISTÓRIA DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO (1)
  • HISTÓRIAS INFANTIS (2)
  • INCLUSÃO (1)
  • intelectual (1)
  • jogo (1)
  • Jogo da memória (1)
  • LITERATURA (2)
  • matemática (1)
  • MONTEIRO LOBATO (1)
  • PROJETO- JOGOS-INTERVENÇÃO- (1)
  • REFLEXÃO (1)
  • SALA DE RECURSOS (4)
  • subtração (1)
  • sucatas (1)

Minha lista de blogs

  • ALFABETIZAÇÃO DIVERTIDA
    ATIVIDADES DE PERCEPÇÃO -
    Há 3 meses
  • A Casa que a minha Vó queria...
    Melhor aquecedor para piscina: 9 opções para comprar em 2025 - Se você está procurando o melhor aquecedor para piscina é porque acredita que curtir uma piscininha devia ser uma prática em todas as estações do ano e não...
    Há 8 meses
  • " Meus Trabalhos Pedagógicos "
    Dez atividades Juninas gratuitas - Olha aí pessoal, aqui Andreza Menezes que está falando, tenho um presentinho para vocês! Dez atividades gratuitas para educação infantil para comemorar a...
    Há 5 anos
  • AMIGA DA EDUCAÇÃO.
    DIA DAS MÃES / porta lixa/esmaltes, chaveiro esmalte, moldes, passo a passo, mural, silhuetas e muitos outros. - Boa noite!!! Hoje trouxe para vocês algumas sugestões para o dia das mães, como: Murais, silhuetas para murais, lembrancinhas / PORTA LIXA/ESMALTES, CHAVEI...
    Há 6 anos
  • **Meu Encanto**
    Joaquim Alves. - "MIL VEZES NÃO" "Não às injustiças mesmo que leves sejam não às mentiras mesmo que verdades pareçam mil vezes não às aparências que crescem como ervas dani...
    Há 7 anos
  • *-*-*-*-* BernáArtesanato *-*-*-*
    SOPHIA FAZ 2 - Lembrancinhas de aniversário para nossa querida Sophia! Saquinhos de Balas Pirulito Caderneta de Recadinho Tag de Agradecimento Rótulo de...
    Há 8 anos
  • AMOR EM ENSINAR - Plantando a boa semente!
    Personagens e cenários para histórias - [image: Zacheüs, flanelplaten voor kleuters, kleuteridee.nl , Zacchaeus, Flannel Bible Sheets, free printable 1:] [image: Pasen, Hij leeft, flanelplaten vo...
    Há 9 anos
  • ALGODÃO DOCE
    Atenção! - Hoje o post é para avisar que, depois de quase 8 anos, o Algodão Doce terminará tanto a fanpage quanto o blog (excluirei ambos dia 25/07). Ano passado, ...
    Há 9 anos
  • ***Paixão por Artesanatos***
    "PORTA TRAVESSA E PORTA TALHERES" - Hoje venho postar uma porta travessa com porta talheres, muito útil e fica lindo pra levar em uma reunião de família ou até mesmo em um piquenique... Tod...
    Há 10 anos
  • ALFABETIZAÇÃO CONSCIENTE
    SEQUÊNCIA DIDÁTICA: FÁBULAS - Estou disponibilizando uma sequência didática para o 3º ano, com base no livro "Felpo Filva" de Eva Furnari. A sequência está completa com: objetivos, co...
    Há 11 anos
  • Amor em dobras S2
    Orquídea de Origami - * Enfim consegui dobrar uma Orquídea !* * Queria muito fazer uma orquídea ,* * encontrei esse modelo , dobrei * * ...
    Há 11 anos
  • @ndréia Dede@n@
    GALINHA PINTADINHA -
    Há 12 anos
  • A ARTE DE INCLUIR - el arte a fin de incluir
    RE: Plataforma Educativa Iberoamericana - Cursos a Distancia - Cursos Online - Encaminhando!!! ------------------------------ From: saulocesar@uol.com.br To: 1012123@sumare.edu.br; 1112118@sumare.edu.br; 1112409@sumare.edu.br; 111295...
    Há 12 anos
  • A Arte de Educar Com Amor
    Dia do Ciro -
    Há 13 anos
  • Anita Catita
    Ho ho ho ♥♥ - E não é que o ano passou num instantinho? Já falta pouco para o Natal, mas ainda vamos a tempo de pensar nas pessoas que nos são queridas e escolher presen...
    Há 13 anos
  • " Meu cantinho"
    ** JESUS E BOM D+++++ ** - [image: !cid_4B92DFFB9AB0413B9884081F3D38BF4E@susepc]
    Há 13 anos
  • " O Cantinho da Catharyna "
    Rede estadual terá mudanças no calendário escolar em 2012 - Segunda- feira, 18 de julho de 2011 12h55 Rede estadual terá mudanças no calendário escolar em 2012 Início das aulas no 1º dia útil de fevereiro e fér...
    Há 13 anos
  • Baú Pedagógico
    Recursos Visuais - Atos 5.17 - Tirados da prisão *Fonte: imagens retiradas da net*
    Há 14 anos
  • Apoios Educativos
    Reconto do livro "uma bruxa na floresta de pedra" - Numa tarde chuvosa de Inverno, um rapaz chamado Raul olhava, da janela da sua sala, a chuva que caía intensamente no seu belo jardim. Como era já habitu...
    Há 16 anos
  • !✿ Maine Coons ✿
    -
  • Aline Almeida
    -
  • A Educação Infantil e seus encantos
    -

MARCADORES

  • adição (1)
  • AEE (2)
  • ARRAIÁ (1)
  • CAVALOS (1)
  • CEGOS (1)
  • CONTOS DE FADAS (1)
  • desenvolvimento social (1)
  • Dominó do Alfabeto (1)
  • emocional (1)
  • encartes (2)
  • ESCOLA CLASSE 04 DE PLANALTINA (4)
  • FILTROS (2)
  • HISTÓRIA DO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO (1)
  • HISTÓRIAS INFANTIS (2)
  • INCLUSÃO (1)
  • intelectual (1)
  • jogo (1)
  • Jogo da memória (1)
  • LITERATURA (2)
  • matemática (1)
  • MONTEIRO LOBATO (1)
  • PROJETO- JOGOS-INTERVENÇÃO- (1)
  • REFLEXÃO (1)
  • SALA DE RECURSOS (4)
  • subtração (1)
  • sucatas (1)

VENHA NOS CURTIR:

  • FACEBOOK

TURMA FORMA DE OLHAR

TURMA FORMA DE OLHAR

Quem sou eu

Ana Cláudia
Ver meu perfil completo

Postagens populares

  • JOGOS NA SALA DE RECURSOS
    "Crianças que possuem dificuldade de concentração e de aprendizagem, podem ter um resultado muito mais satisfatório quando o méto...
  • PROJETO DOBRADURAS - 2016
              BRINCANDO COM DOBRADURAS, CONTANDO HISTÓRIAS , JOGANDO,                                         RIMANDO  E CRIANDO ARTES DIVERSA...
  • CAIXINHA DA MATEMÁTICA
           Sabe aquela caixinha que vem com xícaras que iria para o lixo? Pois bem. Ela agora virou a Caixinha da Matemática.       Um incen...
  • JOGOS EDUCATIVOS - APRENDIZAGEM CRIATIVA
         “O jogo é para a criança um fim em si mesmo, ele deve ser para nós um meio de educar, de onde seu nome jogo educativo que toma ...
  • PROJETO ANJO DA GUARDA
    ESCOLA CLASSE 04 DE PLANALTINA SALA DE RECURSOS FORMA DE OLHAR   Objetivo: Participar de atividades pedagógicas diversas para desenv...
  • REGRAS PARA CONFECCIONAR O JOGO: NO JOGO EU APRENDO.
  • TOQUINHA SHOW
    Grupo com 4 alunos. 2 alunos em cada equipe. Cada aluno de cada equipe balança a toquinha e quando a bolinha entrar na toca. Anota-se o nú...
  • Coelho Sabido Maternal (Reader Rabbit Toddler): Part 2 - Bingo dos Bebes...
    http://www.youtube.com/v/E2weLLURHg8?version=3&autohide=1&autoplay=1&autohide=1&feature=share&showinfo=1&attribution...
  • PROJETO: ERA UMA VEZ
      ESCOLA CLASSE 04 DE PLANALTINA SALA DE RECURSOS FORMA DE OLHAR "Tudo tem origem nos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos....
  • PRODUÇÃO DE TEXTOS
      DICA: O ALUNO  OU O PROFESSOR LEVA A GRAVURA  PARA A PÁGINA DE PRODUÇÃO OU PAINT E PRODUZ SEU TEXTO EM CAIXA ALTA. Beijos!www.sala...

Total de visualizações de página

Arquivo do blog

  • ►  2017 (1)
    • ►  abril (1)
  • ►  2016 (4)
    • ►  maio (4)
  • ►  2015 (2)
    • ►  junho (1)
    • ►  abril (1)
  • ►  2014 (6)
    • ►  junho (6)
  • ▼  2013 (21)
    • ►  novembro (1)
    • ▼  outubro (3)
      • CAIXINHA DA MATEMÁTICA
      • O jogo pode ser um veículo para o desenvolvimento ...
      • REGRAS PARA CONFECCIONAR O JOGO: NO JOGO EU APRENDO.
    • ►  setembro (2)
    • ►  agosto (2)
    • ►  julho (1)
    • ►  junho (2)
    • ►  maio (5)
    • ►  abril (3)
    • ►  fevereiro (2)

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Pesquisar este blog

Translate

Páginas

  • Início
Tema Marca d'água. Tecnologia do Blogger.