quarta-feira, 28 de agosto de 2013

JOGOS EDUCATIVOS - APRENDIZAGEM CRIATIVA


     “O jogo é para a criança um fim em si mesmo, ele deve ser para nós um meio de educar, de onde seu nome jogo educativo que toma cada vez mais lugar na linguagem da pedagogia maternal” (Girard, 1908, p 199).




          É preciso tentar buscar novos horizontes, buscar a coragem dos educandos para dentro da sala de aula. E que a criança possa se sentir querida e privilegiada. O lúdico é uma excelente alternativa.
        Para desenvolver atividades educativas, os professores devem mergulhar no universo das crianças e descobrir o que elas realmente gostam fazer.       


  A brincadeira tem se revelado um dos melhores veículos no processo de uma aprendizagem criativa, isso porque os pequenos se sentem familiarizados a diversão e não se desgastam com a velha teoria da “obrigação de saber. Com os jogos educativos na escola, as crianças adquirem conhecimentos brincando e nem percebem essa evolução. 


A criança através do jogo obtém prazer e realiza um esforço espontâneo
e voluntário para atingir o objetivo do jogo.

 anaclaudiasar@gmail.com


terça-feira, 27 de agosto de 2013

NO JOGO EU APRENDO:

                Criado em 2005, a partir do Projeto Encartes, pela Professora 
Ana Cláudia da Sala de Recursos Forma de Olhar da Escola Classe 04 de Planaltina DF.

   IDADE: 3 anos aos 93 anos

 
DESCRIÇÃO:  Um tabuleiro com números  de 1 a 100, podendo ser feito com números de calendários. Cada número em vermelho, denominado casa na trilha, tem que realizar uma atividade ou missão. Essa missão pode ser variada e criada com a própria turma.

        SUGESTÕES: Para colocar nos bolsinhos: É possível utilizar em todas as disciplinas. Complete a letra; auto-ditado; revisão de provas; ciências; inglês; situações- problemas encartes; o que, o que é?; Soletrando e outras idéias que dependerá da necessidade e criatividade do professor.

PARTICIPANTES:  De 2 a 5 jogadores, utilizar um dado comum e seus marcadores. Iniciar o jogo tirando zerinho ou um, ou quem tirar maior número no dado. Dependerá o grupo escolher essas regras básicas.
    Vence quem chegar primeiro.

        VARIAÇÕES:     NO JOGO EU APRENDO pode ser também um jogo cooperativo se jogado com a turma toda. Cada fila da sala representa uma cor do marcador.  Os alunos daquela fila ou grupo vão revezando a ida ao tabuleiro exposto na frente e ajudados pelos colegas do grupo ao responder. 
Beijos!Professora Ana Cláudia

   http://www.saladerecursosformadeolhar.blogspot.com.br/        anaclaudiasar@gmail.com